Área do Cliente

(41) 3025-6160

Como uma contabilidade bem feita aumenta os rendimentos das empresas

Publicado em 22 de agosto de 2016 - Sem comentários

Quando a contabilidade é feita por um excelente profissional as vantagens são imensas. Com uma contabilidade impecável é possível garantir economias e assim ampliar os rendimentos das empresas. Não é só com uma administração eficiente que é possível realizar mais economias. A contabilidade também é essencial para garantir maiores rendimentos.

Um bom contador é capaz de realizar diversas alterações nos padrões das empresas e encontrar os pontos falhos que geram gastos desnecessários e eliminá-los de vez para garantir às empresas o aumento de rendimentos. Muitas vezes os aumentos podem ser bastante significativos dependendo da gestão contábil anterior.

 

Custos excedentes e desnecessários

Em algumas gestões os custos desnecessários podem aumentar significativamente. Principalmente quando os cálculos possuem pequenos erros que no final das contas vão gerando gastos e diminuindo os rendimentos das empresas. Os administradores são responsáveis por minimizar estes erros desde estes, sejam encontrados pelo contador. Esta é uma parte fundamental para garantir mais economia para as empresas.

Evitar gastos é uma das grandes preocupações de todas as empresas do mundo. Para a atividade ser lucrativa é importante garantir lugar no mercado. E isso significa estar sempre atento a concorrência e manter os preços basicamente semelhantes. Quaisquer falhas nos processos podem trazer desequilíbrio a este fator intrínseco da economia. Quanto maior os gastos certamente maiores os preços para os produtos finais. A economia em cada setor é essencial para garantir a qualidade dos produtos e preços compatíveis com a concorrência e conseqüentemente nos rendimentos finais da atividade comercial.

É justamente aí que entra a boa contabilidade para evitar qualquer gasto não operacional dentro de uma empresa. Quanto mais minuciosa for a atividade contábil maiores as possibilidades de economia para os diversos setores das empresas. Estas economias em seus processos financeiros refletem diretamente no aumento dos seus rendimentos finais.

Enquadramento correto da categoria empresarial e suas tributações

O enquadramento correto das empresas em suas respectivas categorias é realizado pelo contador durante os processos de fundação da empresa. Como o contador é o responsável pela estabilização inicial de todos os procedimentos contábeis cabe a ele fazer o correto enquadramento da empresa na sua atividade econômica e garantir assim as tributações corretas para as suas atividades comerciais.

O mal enquadramento de uma empresa em sua categoria pode gerar tributações do governo incorretas e isto causa gastos desnecessários. Cada categoria possui sua alíquota de tributações de acordo com a atividade econômica desenvolvida. Estar perfeitamente enquadrado garante as tributações corretas e coloca a empresa no mesmo patamar que as suas concorrentes.

Cada segmento empresarial possui a sua categoria adequada e também a sua tributação especifica. É importante estar adequadamente enquadrado para garantir não apenas economia como também legalidade operacional. Algumas destas diferentes categorias são:

  • Sociedade limitada
  • Empresário individual
  • Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELE)
  • Micro empreendedor individual (MEI)
  • Sociedade empresária
  • Sociedade anônima (S/A)
  • Sociedade de comandita simples
  • Sociedade em comandita por ações
  • Sociedade simples
  • Sem fins lucrativos
  • Sociedade em nome coletivo

Bitributação e tributações excedentes

A bitributação é um problema muita grande que ocorre no Brasil e para evitar essas taxas à contabilidade deve ser realizada com muita atenção e com pleno conhecimento contábil do contador em questão. A bitributação ocorre quando, por falhas da legislação tributária ou mesmo quando o contador é inexperiente, os tributos a prestação de serviço ou vendas de produto são duplamente tributada. A bitributação é um assunto polêmico ligado aos processos contábeis e legislações tributárias brasileiras.

Com tantos tributos diferentes que reincide sobre as empresas é fácil se perder a acabar caindo na bitributação. Cada atividade empresarial tem a sua tributação especifica, no entanto em certos momentos a bitributação acaba surgindo. Quando o contabilista é muito experiente estes erros difíceis de perceber podem ser observados e assim evitados. Cair constantemente na bitributação causa grandes prejuízos às empresas e se livrar dessas taxas é uma ótima opção para garantir o aumento dos rendimentos da atividade comercial.

Já as tributações excedentes ocorrem quando surgem problemas na gestão de estoque. Cada matéria prima adquirida tem diferentes preços levando em conta as diferentes datas que são compradas. Para realizar a gestão deste estoque inicial é importante ter conhecimentos sólidos de controle de estoque. Se a gestão destes estoques não for satisfatória ou contiverem erros, os produtos podem ser sobrecarregados de impostos. A contabilidade bem feita neste setor garante a tributação correta para cada matéria adquirida pelo seu preço.

Os estoques devem receber um cuidado especial para uma gestão perfeitamente funcional e evitar rodízios incorretos e tributações em momentos inoportunos e excedentes. Para garantir o perfeito controle dos itens de estoque a contador utiliza alguns softwares especialmente desenvolvidos para a gestão de estoque. Não confunda a gestão de estoque realizada pelo contador com os próprios estoques em si. O contador faz a gestão e mantêm o controle contábil dos estoques e não das matérias propriamente ditas. Quando esta gestão é aplicada de maneira funcional e correta tornando o controle do estoque completamente operacional, não há riscos de perdas de produtos, quedas na lucratividade, problemas na gestão de preços de produtos finais e muito menos tributações incorretas e excedentes.

Balanços e levantamento contábeis

Os balanços são os levantamentos contábeis que oferecem aos usuários da contabilidade as informações detalhadas de todas as atividades financeiras da empresa. Estas informações devem ser claras e completamente detalhadas. Os dados apresentados pela contabilidade devem ser criteriosamente analisados pela administração da empresa para a tomada de decisões dentro da atividade comercial.

Através destes levantamentos contábeis será possível examinar cada componente econômico da empresa. Os preços dos produtos a serem vendidos, os estoques, matérias primas quem entram e saem da empresa, folhas de pagamento dos funcionários e sócios, são algumas das informações levantadas pela contabilidade em uma empresa e através de tudo isso é possível delinear exatamente a medidas e ações a serem tomas para manter a atividade lucrativa e operacional.

Resumindo

Uma contabilidade bem feita aumenta os rendimentos das empresas. São muitos fatores analisados pelo contador e que impactam diretamente nos rendimentos da atividade econômica. A contabilidade é responsável pela gestão de todas as finanças de uma empresa e deve ser realizada com empenho e dedicação total.  Uma melhor contabilidade pode melhorar os rendimentos da sua atividade comercial? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Copyright © 2019 - Escritório de Contabilidade em Curitiba - Desenvolvido por Sitecontabil