Área do Cliente

(41) 3025-6160

A importância da contabilidade

Publicado em 05 de julho de 2016 - Sem comentários

A importância da contabilidade é altíssima. O sangue está para o nosso corpo como o dinheiro está para uma empresa. E a contabilidade é a ciência que estuda o fluxo do dinheiro na empresa. Continue lendo abaixo para saber um pouco mais.

A contabilidade dentro das empresas deve ser realizada periodicamente. Manter os registros contábeis realizados adequadamente é um fator intrínseco para a correta operação da empresa em relação as suas cotações e também legislação do país.

A contabilidade não é brincadeira e jamais pode ser considerada como tal. Para um funcionamento perfeito do setor contábil de uma empresa a contabilidade deve ser realizada adequadamente. O contador é a pessoa devidamente instruída e capaz de regulamentar a sua empresa e manter o funcionamento adequado das movimentações financeiras e dos processos legais relacionados às finanças do seu empreendimento. Não caia no erro de uma má gestão contábil. Para isso fique atento a este artigo em que todos os pormenores serão examinados.

O que é a contabilidade

 

A contabilidade é uma ciência que estuda e desenvolve a contabilização dos movimentos financeiros das empresas. Através da contabilidade é possível também acompanhar as regulamentações fiscais de impostos e exigências dos órgãos governamentais.

A contabilidade deve sempre ser realizada por profissional capaz e devidamente regulamentado para o exercício da sua atividade. O profissional contábil ou contador é responsável pela elaboração e criação de relatórios contábeis que apontam claramente os desenvolvimentos financeiros da instituição a ser trabalhada.

Nestes relatórios todas as atividades econômicas da empresa são devidamente apontadas pelo contador. Este levantamento de informações possui diversas utilidades para a empresa. Estas utilidades basicamente são a apresentação de sua lucratividade, de sua avaliação patrimonial e relatórios que são utilizados por outros profissionais para a tomada de decisões na direção da empresa.

A contabilidade nas empresas é uma atividade obrigatória e sempre deve ser realizada e apresentada conforme solicitada pela legislação vigente no país. A sua má execução ou mesmo negligência implica em sérios problemas legais para a empresa que não fornece as devidas informações contábeis de sua instituição.

Área de aplicação da contabilidade

A contabilidade está presente em todas as instituições de pessoa jurídica, algumas vezes atende também a pessoa física.

Nas instituições jurídicas, tanto com fins lucrativos ou não é de suma importância para o desenvolvimento da instituição. Com a contabilidade a empresa pode conhecer exatamente a sua situação econômica e com isso manter seu adequado funcionamento. Sem a contabilização das empresas é praticamente impossível mantê-la operacional.

A contabilidade é responsável pelo levantamento de informações da situação econômica da empresa e estas informações são essenciais para a administração dos recursos financeiros da instituição. Com os relatórios contábeis é possível acompanhar todas as variações econômicas para as devidas e adequadas tomadas de decisões dos seus administradores.

É também através destes relatórios que os sócios ou investidores podem avaliar a situação econômica da instituição que investem ou pretendem investir recursos financeiros, seja como iniciar parcerias com as empresas ou adquirir suas ações nos mercado de investimentos.

Portanto a contabilização dos recursos econômicos de uma instituição é fundamental para sua perfeita funcionalidade não apenas para o âmbito fiscal obrigatório que também é outro fator intrínseco da contabilidade. Todas as instituições de cunho jurídico devem manter e apresentar os seus registros contábeis periodicamente conforme a configuração da instituição. Estas apresentações que fornecem transparência são obrigatórias e jamais devem ser negligenciadas ou mesmo omitidas para evitarem transtornos maiores e possíveis investigações de fraudes relacionadas aos registros contábeis.

Os usuários da contabilidade

sprada escritorio de contabilidade

Os usuários da contabilidade são aqueles que se beneficiam dos relatórios contábeis apresentados pelos contadores. Estes usuários se utilizam das informações geradas pela contabilidade para tomadas de decisão e avaliações financeiras para diferentes finalidades.

As informações dos relatórios contábeis são fundamentais para uma avaliação patrimonial adequada e correta de todas as partes envolvidas na movimentação financeira de uma instituição ou empresa, seja de cunho lucrativo ou não lucrativo. É avaliando estes relatórios que é possível a verificação da funcionalidade de uma empresa no que diz respeito as suas finanças.

  • Os sócios podem levantar informações úteis para as suas decisões de investimentos ou mesmo se os gastos estão extrapolando os lucros, ou seja, trazendo prejuízos para as empresas observadas.
  • Os administradores de empresas se utilizam destes relatórios contábeis para as devidas tomadas de decisões nas grandes e pequenas empresas. Com estas informações os administradores podem realizar suas manobras operacionais e priorizarem setores que apresentam defeitos de rentabilidade, ou seja, com estas informações os setores que estão causando prejuízos à empresa ou mesmo gastos considerados desnecessários podem ser remanejados e reorganizados para apresentarem resultados mais satisfatórios.
  • Os investidores também podem se orientar por estes levantamentos contábeis para garantir investimentos ou aquisição de ações nos momentos oportunos maximizando suas porcentagens de possíveis lucros posteriores.
  • Os donos ou presidentes de empresas também se utilizam dos relatórios para observarem o desempenho de suas instituições econômicas e realizarem as ações adequadas para ampliarem seus retornos econômicos.

Tributações dos órgãos governamentais

É através da contabilidade que todas as tributações impostas pelos órgãos governamentais são devidamente recolhidas. Este é um dos aspectos mais importantes a serem observados pelas empresas.

As tributações são obrigatórias as empresas lucrativas e o não cumprimento destas medidas implicam em crimes e trazem severos transtornos aos seus infratores. A contabilidade perfeitamente realizada evita todos estes tipos de transtornos e mantêm a instituição operável.

A negligencia destas características pode acarretar em condenações de prisão, multas e mesmo no fechamento da empresa penalizada pelo governo federal em casos de fraude na capitação dos recursos tributários. As tributações devem ser analisadas com todo o cuidado pelo profissional contador e apresentadas sempre ao fim de cada balanço patrimonial (BP) e também no fechamento do Exercício (ano contábil).

Concluindo

A contabilidade é parte estratégia de toda e qualquer empresa.

É através dela que sua empresa estará em dia com todas as responsabilidades tributárias, legais e fiscais.

É através dela também que a alta diretoria poderá tomar decisões de alto impacto, visando aumentar a lucratividade e diminuir os prejuízos.

Então não cometa o erro de deixar esta área tão importante de lado. Contrate um contador ou um escritório de contabilidade de qualidade.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Copyright © 2019 - Escritório de Contabilidade em Curitiba - Desenvolvido por Sitecontabil