Área do Cliente

(41) 3025-6160

Dicas para escolher seu escritório de contabilidade

Publicado em 08 de agosto de 2016 - Sem comentários

Realizar a contabilidade da empresa é obrigatório. Escolher um bom escritório contábil é importante para garantir a qualidade e excelência na execução da atividade. Saber escolher é fundamental para evitar fraudes e possíveis irregularidades contábeis em sua atividade comercial.

A atividade contábil é muito importante para o funcionamento de uma empresa e deve ser realizado com total responsabilidade e organização. Manter sua contabilidade através de um escritório contábil é muito importante para o perfeito funcionamento da sua empresa. Para auxiliá-lo na sua tomada de decisões criamos este artigo especifico e com a finalidade de ser seu guia para escolher se contador ou escritório contábil.

Indicação por sócios e amigos

simbulo contabilidade

A indicação realizada por sócios e amigos é um bom fator para iniciar as suas pesquisas relacionadas ao serviço prestado. Alguns sócios podem ter tido boas experiências anteriores com algum contador ou escritório contábil e isto certamente é uma boa diretriz inicial para avaliar algum profissional.

É importante levar as indicações em consideração. No entanto esta não é a única forma de avaliar. Os profissionais não devem ser contratados com apenas esta indicação. A indicação é um primeiro passo no caminho de avaliação do profissional contador ou escritório contábil. A vantagem da indicação é que a pessoa que indica já teve uma experiência anterior com o indicado e conhece seu sistema de trabalho e a qualidade do serviço prestado, também como a idoneidade do profissional indicado.

Estas são algumas boas vantagens que lhe auxiliarão na escolha e na posterior investigação da qualidade e autenticidade do contador ou escritório contábil. A indicação feita por uma pessoa de confiança é uma ótima forma de começar a avaliar as possibilidades de contratação de determinado profissional para a sua atividade contábil.

Confirmar a situação cadastral do profissional ou escritório nos órgãos regulamentadores

Um dos passos mais importante na escolha e verificação da autenticidade é confirmar a situação cadastral do profissional contador ou escritório contábil. Este é sem dúvida uma das formas mais confiáveis de se verificar as condições de atuação de um contador ou mesmo do escritório contábil.

Para realizar a verificação da autenticidade e genuinidade de um escritório contábil consulte o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis). O mesmo deve ser feito para os profissionais contadores. Para consultar a autenticidade de um profissional da área contábil basta consultar a situação de seu cadastro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Esta verificação deve ser realizada sempre antes da contratação de qualquer profissional.

Estas exigências são obrigatórias para todos os profissionais e escritórios da aérea contábil. O CRC é obrigatório para todo profissional exercer a profissão. O mesmo se aplica aos escritórios que precisam estar devidamente registrados no Sescon. O exercício da função sem estas devidas exigências é crime punível com a prisão e multas. Jamais aceite algum profissional ou escritório que não esteja devidamente enquadrado nestas situações.

Analises dos exemplos de relatórios contábeis do contador ou escritório contábil

calculadora

O contador ou escritório contábil encaminhará mensalmente a sua empresa relatórios contábeis que serão utilizados para descrever detalhadamente as ações contábeis de toda a empresa. Justamente por isso é importante analisar alguns exemplos e constatar que são devidamente funcionais e que atendem as necessidades da sua empresa.

Caso não possuam todos os requisitos necessários a demanda contábil da sua empresa o contador ou escritório contábil deve realizar as alterações e remodelar os relatórios de maneira que atendam todos os seus requisitos. Estes documentos são complexos e devem transmitir informações detalhadas de toda a atividade financeira e não podem ter falhas ou mesmo pequenas omissões de informação.

Com base nestes relatórios todas as decisões administrativas poderão ser tomadas de forma correta e satisfatória aos sócios e empreendedores. Além disso, são através destes relatórios que todas as dívidas serão pagas e principalmente as tributações obrigatórias do governo. Qualquer erro ou mesmo a mínima omissão nestes relatórios pode trazer sérios transtornos ao empreendimento.

Os moldes destes relatórios variam de empresa para empresa ou mesmo de contador para contador. Não existe um formato padrão para os relatórios, no entanto, existem leis especificas para as informações que devem estar contidas e também para a ordem de cada evento apresentado. Por mais que os relatórios possam aparentar serem diferentes eles exibem sempre as mesmas informações contábeis e não devem omitir ou fugir do tema em foco.

Analise o sistema de comunicação

É importante manter uma comunicação constante com o seu contador ou escritório contábil responsável pela organização das finanças do seu empreendimento. A função contábil é muito importante e não pode ser realizada sem uma comunicação rica em conteúdos e qualidade.

O contador ou escritório contábil necessitam de todas as informações relacionadas às finanças das empresas para gerarem seus relatórios exatamente como o real ocorrido. Para isto a constância do envio de informações para os profissionais contábeis é muito grande. Isto implica em um sistema de comunicação amplo e eficiente tal como o de envio de informações.

É muito importante estudar todas as possibilidades junto ao seu contador ou escritório contábil. Apenas juntos serão capazes de estabelecer os melhores métodos comunicativos e de envio de dados. Os dados enviados não são meros e-mails, mas sim as finanças detalhadas da sua atividade comercial. O envio destes dados deve ser absolutamente seguro e não pode ser realizado de qualquer forma. Qualquer extravio destas informações pode gerar grandes problemas para a empresa e toda atenção é pouca durante tais envios. Dê sempre ênfase a formas seguras de envio de dados.

Resumindo: Como escolher seu contador ou escritório contábil

Escolher um contador ou escritório contábil com atenção e cuidado é muito importante para garantir a qualidade do serviço. Algumas maneiras eficientes para realizar uma escolha acertada é observar as indicações de sócios ou amigos que já trabalharam com o profissional. Observar a situação cadastral do profissional ou empresa é fundamental para garantir a segurança da contratação.

Examinar os exemplos de relatórios contábeis garante que todas as suas necessidades serão atendidas. Estudar a comunicação é essencial para garantir a segurança dos arquivos e manter contato constante com o contador ou escritório contábil. Você já sabe como garantir uma excelente escolha para a contabilidade do seu empreendimento? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Copyright © 2019 - Escritório de Contabilidade em Curitiba - Desenvolvido por Sitecontabil