Área do Cliente

(41) 3025-6160

Como deve ser realizada a contabilidade de uma empresa

Publicado em 18 de julho de 2016 - Sem comentários

A contabilidade de uma empresa deve seguir todos os parâmetros legais e de qualidade para garantir ótimos resultados e evitar qualquer transtorno com a legislação tributária do país. A contabilidade é também fundamental para o funcionamento adequado de uma instituição jurídica lucrativa.

É fundamental garantir um excelente setor contábil na empresa. Este setor é responsável por todas as apurações financeiras das atividades da empresa. Com estes levantamentos contábeis outras decisões podem ser tomadas embasadas em números exatos para resultados surpreendentes e de acordo com as expectativas de qualquer empreendedor que é a obtenção de lucros em sua atividade comercial.

Os passos fundamentais para ser realizada a contabilidade da empresa

 

Emissão de Notas fiscais e arquivamento de recibos

Para o inicio de uma boa contabilidade nas empresas o primeiro passo a ser realizado é arquivamento de todos os recibos de gasto e aquisições da empresa. O arquivamento tem a finalidade de guiar a apuração contábil de todas as atividades econômicas da instituição financeira.

É com base nestes documentos que o contador realizará todos os laudos e pareceres técnicos relativos à contabilidade dos processos de gastos da empresa. Um sistema de arquivamento eficiente destas informações é importante para a agilidade do processo contábil. Quanto melhor for o sistema de gestão destes dados melhor e mais ágil será a contabilidade.

A contabilidade da empresa é efetuada, literalmente, com base nestes arquivos e não pode haver falhas no processo de arquivamento e gestão destas informações. O contador se orienta apenas com os recibos e notas fiscais emitidas pela empresa e fornecidas a ele para gerar os relatórios contábeis mensais e anuais e realizar a distribuição adequada da carga tributária para os órgãos governamentais mantendo a empresa em sua situação de atuação regular.

As notas fiscais são também fundamentais para o processo de apuração contábil, já que nelas estão todos os dados de valores das atividades ou produtos oferecidos pela empresa e apurados as adequadas contribuições fiscais para cada operação. Este documento emitido e devidamente tributado é um guia sólido para as apurações das atividades e receitas das empresas pelo contador em cada Balanço Patrimonial (BP) e também para o fechamento do Exercício (ano contábil).

A lista de fornecedores

Outro fator importante que será utilizado para os levantamentos contábeis é a lista de fornecedores. Com esta lista perfeitamente estabelecida o contador acompanhará todos os custos com os fornecimentos de matérias primas para a confecção dos produtos a serem vendidos posteriormente. Este por exemplo é o caso das indústrias ou montadoras de diversos produtos e categorias.

O contador acompanha os custos da matéria prima e o rendimento de cada item e seu valor final e realiza a apuração contábil de todas estas operações delineando exatamente o custo e receita de cada peça adquirida por um fornecedor, produzida pela empresa e finalmente vendida para o seu consumidor.

Esta operação é extremamente importante para gerar os corretos levantamentos de dados para a atribuição correta dos valores de venda dos produtos produzidos por determinada empresa. É através desta operação que se pode determinar o preço de cada peça de acordo com seus custos de aquisição, montagem ou fabricação.

Demais operações como o transporte e gastos como mão de obra e consumo de diferentes fontes de energia também são levados em conta e as devidas tributações dos órgãos governamentais devem ser incluídas nestes cálculos para se estabelecer o valor adequado e lucrativo de venda do produto em questão.

Com todas estas informações disponíveis os administradores podem então, realizar as tomadas de decisões adequadas para minimizar os gasto e maximizar o lucro da empresa empregando técnicas de economia ao processo de montagem de forma que o produto final não sofra nenhuma interferência significativa em sua qualidade.

A estrutura do setor contábil na empresa

contabilidade-2

A estrutura do setor contábil deve ser amplamente organizada de forma a oferecer aos profissionais contadores todos os recursos indispensáveis ao exercício da contabilidade. O acesso a todas as informações contábeis da empresa devem ser organizadas e de fácil acesso aos contadores.

Os contadores necessitam de todas as informações relacionadas às finanças de uma empresa para desenvolverem a contabilidade de forma correta e de acordo com as exigências da legislação. Qualquer informação ausente ou mesmo ocultada ou velada ao conhecimento do contador responsável pelos levantamentos e relatórios contábeis pode comprometer a qualidade do serviço prestado implicando em erros indevidos tanto na captação dos tributos governamentais como nas próprias atividades econômicas da empresa.

Se você é um empreendedor dedicado ao seu trabalho deve fornecer exatamente todas as informações financeiras ao seu contador ou equipe contábil. Nenhuma informação pode ser considera irrelevante já que tudo que está relacionado às finanças de uma empresa deve ser contabilizado em pormenores. Os levantamentos contábeis registram todas as informações financeiras das empresas em detalhes e devem ser divulgadas periodicamente em editais conforme a legislação para cada tipo de empresa.

A utilização de sistemas adequados

Atualmente o mercado oferece inúmeros sistemas contábeis. A escolha do sistema adequado para cada empresa deve ser realizada com muito cuidado pelo contador ou pela equipe contábil. Softwares são utilizados sistematicamente nas funções contábeis para garantir a completa ausência de erros nos levantamentos contábeis. Os softwares vieram para auxiliar os profissionais contadores e não devem jamais ser tomados como contadores em si e substituindo os profissionais da área.

A contabilidade pode ser exercida apenas por profissionais e o não cumprimento desta lei é crime e pode trazer sérios transtornos para as empresas que tentam aplicar esta artimanha. A computação auxilia os profissionais para minimizar qualquer possibilidade de erros humanos e também aperfeiçoa e acelera as atividades contábeis para se adequarem aos prazos e condições exigidas ao setor. A escolha destes softwares auxiliares é realizada de forma cuidadosa e na maioria das vezes vários destes programas são utilizados simultaneamente até o mais adequado a ocasião ser selecionado.

A contabilidade é fundamental e obrigatória a todas as empresas de diferentes ramos. Com os registros contábeis é possível saber o desenvolvimento financeiro de todos os setores da empresa garantindo o lucro e o perfeito funcionamento da pessoa jurídica e também manter a legalidade da operação e os devidos recolhimentos tributários previstos em lei. Agora você sabe como deve ser realizada a contabilidade de uma empresa? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Copyright © 2019 - Escritório de Contabilidade em Curitiba - Desenvolvido por Sitecontabil